14º CONEB da UNE é marcado por luta contra a homofobia no Brasil

0
Estudante Gay CONEB UNE

Aconteceu entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2013, o 14º CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE) na cidade de Recife (PE), que reuniu mais de 3.500 centros e diretórios acadêmicos de todo o Brasil. O tema desse ano foi a Reforma Universitária, discutida por cerca de 5.000 estudantes durante o evento.

Durante o evento alguns jovens aproveitaram o movimento para falar sobre o crescimento das mortes de homossexuais em todo o Brasil, um fato em que não podemos deixar passar despercebido. Além disso, foram discutidos diversos temas sobre a educação, onde ficou claro a necessidade do aprendizado da diversidade sexual ainda na escola.

No dia 20 de Janeiro, o Ministro da Educação Aloisio Mercadante esteve presente no evento e recebeu da UNE um relatório produzido por estudantes e técnicos do Ministério da Educação que avalia a expansão da rede federal de ensino superior no Brasil nos últimos anos e aponta os problemas e desafios desse processo.

O CONEB antecedeu a Bienal da UNE, que começa nesta terça-feira, no dia 22 e segue até o dia 26 de Janeiro, em Olinda. A Bienal é o maior festival estudantil da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país com atividades de cultura, esporte, ciência, tecnologia e extensão. A Bienal é um reflexo da atual produção nas universidades do país. Em sua oitava edição,o evento traz neste ano o tema “A Volta da Asa Branca”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, celebrado no último dia 13 de dezembro.

A UNE apoia a liberdade sexual e a igualdade de gênero, bem como o respeito a diferença no Brasil, na Bienal serão exibidos curta- metragens como “A importância da aceitação familiar”, da estudante Iris Lima, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Que retrata a realidade dos homossexuais em Teresina.

“Se formos apoiados, respeitados no ambiente familiar, nos tornaremos mais fortes para enfrentar o preconceito que vem da sociedade. Eu não tenho problemas com os meus pais, mas a minha companheira sofre muito por conta disso por não ter o mesmo apoio”, explicou Iris.
O espetáculo de rua “Filhas de Maria, Cheias de Graça” do grupo baiano Baphão Queer, é um dos selecionado na Mostra de Artes Cênicas, e vai um pouco mais além da discussão da sexualidade criticando a atual conjuntura política e seus discursos ofensivos e desrespeitosos contra homossexuais.

“Em tons de humor satirizamos o posicionamento de grupos políticos e religiosos que fortalecem a homofobia e que têm provocado muitos casos de violência com morte, em todo o Nordeste”, destacou o estudante de UFBA Leonardo Bispo Pires, artista do grupo.

Facebook A Liga Gay

Compartilhe:

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Os comentários estão fechados.

Pin It on Pinterest