A importância de “Cara Gente Branca” para gays que estão saindo do armário

0

Lionel Higgins, o personagem gay que explica a necessidade da autoaceitação

Uma das novas séries da Netflix que vem ganhando bastante destaque por causa da importância dos assuntos abordados é “Cara Gente Branca” (Dear White People) que aborda como o racismo é imposto pela sociedade como algo natural. A simples comparação de negros com outros negros, quando eles nem se parecem, a ideia de que negro só pode andar com negro, e que o negro é sempre culpado por tudo. Mas um dos assuntos abordados mais importantes foi a saída do armário do personagem Lionel Higgings  (DeRon Horton), que ensina muitos LGBTs sobre autoaceitação.

Os criadores da série realmente fizeram a lição de casa, trazendo uma abordagem inovadora e pouco explorada tanto nas séries como nos filmes, “Cara Gente Branca” é baseado em um filme de mesmo nome lançado em 2014 por Justin Simien, que também é responsável pela produção na Netflix.

Para os gays que ainda estão presos dentro do armário por medo da homofobia lá fora, essa é uma série excelente, o personagem Lionel Higgins é jornalista e começa a questionar sobre a sua sexualidade, já que sente atração sexual por seu colega hétero Troy (Brandon P. Bell). Lionel é interpretado por DeRon Horton, mas no filme o personagem foi interpretado por Tyler James Williams, o Chris do seriado “Todo mundo odeia o Chris”, conhecido em todo o Brasil.

via GIPHY

Cena de Dear White People

Cena de Cara Gente Branca

Na série vemos o personagem ter fantasias sexuais com o amigo hétero e pesquisar na internet se é normal ter esses sentimentos em relação ao seu colega de quarto, então ele sai para conhecer como é o mundo gay, tendo uma primeira experiência chocante e sem entender nada o que estava acontecendo. O que realmente por vezes acontece no meio gay, tudo o que você imagina que seja, na sua cabeça pode ser bem menos complicada do que é na realidade, como as dificuldades que um gay negro sofre e o preconceito que enfrenta dentro do próprio meio gay.

Em certo momento ele diz não querer utilizar rótulos para a sua orientação sexual, mas depois entende a importância de utilizarmos essas denominações, então assume a sua sexualidade, dizendo que é gay e que não entende a causa de não ter dito isso antes, já que ele sempre soube disso. Após o anúncio nada muda em sua vida, os amigos são os mesmos, o cotidiano é o mesmo, mas livrar-se de um peso em suas costas traz maravilhas para o personagem, principalmente em sua profissão.

O personagem  tem mais destaque na série do que no filme, esse não é o primeiro personagem negro e gay em uma série já tivemos vários antes como por exemplo, Jamal Lyon (Empire), Curtis Holt (Arrow) e Titus Andromedon (Unbreakable- Kimmy Schmidt), mas cada um desses é importante para explicar o quão diverso é o meio gay, com uma grande quantidade de personalidades e sair do estereótipo que todos pensam ser da população gay.

Em  outra cena importante, Lionel vai em busca de um parceiro e entra em um aplicativo de relacionamento, como o Hornet ou o Grindr e faz uma crítica social aos gays que não buscam relacionamento amoroso, mas querem apenas o prazer sexual. Isso tudo é vivenciado em um mundo onde para ser feliz o gay tem que viver uma heteronormatividade, com um parceiro para a vida toda, com aquela fantasia de amor, romantizada em livros, filmes e séries. Mas o mundo gay está além disso, tem quem queira os relacionamentos sim, mas tem quem só esteja a procura de diversão, o que não é errado.

A série ainda abordou pouca coisa sobre o personagem, o que podemos entender que futuramente haverá um desdobramento sobre as descobertas sexuais do jovem. Por exemplo, o primeiro relacionamento do jovem, que pelo o que podemos ver na série será com um rapaz branco (Não daremos Spoilers, caso queiram saber mais, assistam).

Esperamos que a série não acabe como tragicamente acabou Sense8 sendo cancelada, mesmo com um conteúdo tão importante e a mensagem que deixava ao mundo de respeito à diversidade.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest