João Pessoa ganha Centro de Cidadania LGBT Municipal

0

Luciano Cartaxo centro de cidadania LGBT João PessoaNo dia 17 de maio foi comemorado em todo o mundo o dia de combate à homofobia, . Para comemorar esse dia a Prefeitura Municipal de João Pessoa resolveu criar o primeiro Centro de Cidadania LGBT da capital paraibana, o projeto surge em meio ao retrocesso que vem passando os direitos humanos no Brasil. O Centro de Cidadania LGBT fica localizado  em frente ao Parque Solon de Lucena, a Lagoa, no bairro do Centro, ao lado do Restaurante Popular. O serviço dará assistência social, jurídica e psicológica para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de João Pessoa.

“Este centro de cidadania representa mais um passo da Prefeitura de João Pessoa na defesa dos direitos humanos. Estamos falando de inclusão, proteção e também de novas oportunidades, com atividades que passam pelo acesso ao crédito, promoção da saúde e pela garantia dos direitos sociais”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A iniciativa da PMJP é considerada um marco histórico para a cidade de João Pessoa, pois oferece um serviço exclusivo a população LGBT, garantindo os direitos integrais à cidadania, moradia, empregabilidade, direitos sociais, auxílio psicológico e jurídico, serviços de saúde e educação. O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Roberto Maia coordenador LGBTO coordenador de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia falou sobre a importância do Centro de Cidadania para as pessoas LGBT de João Pessoa que serão contempladas com diversos serviços, entre eles vários direitos conquistados pela luta dos movimentos sociais.

“O Centro surge no sentido de garantir os direitos da população LGBT na sua integralidade, trabalhando com a promoção à saúde por meio de praticas integrativas, como também assistência psicológica para a população LGBT que muitas vezes passa por violação de direitos.” disse Roberto Maia em entrevista para A Liga Gay.

O Centro também disponibilizará uma sede do Banco Cidadão, Ouvidoria, bem como acesso às parcerias já firmadas com os programas do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida; além de disponibilizar um espaço para funcionamento de outros serviços de assistência social como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência da Assistência Social  (Cras), Centro POP e as Casas de Acolhida, o que facilitará o encaminhamento aos serviços já existentes.

frente Centro da Cidadania LGBT João PessoaNo apoio jurídico a população das travestis e transexuais, haverá orientação de como fazer a retificação de seus nomes, bem como garantir o respeito ao nome social. Haverá a promoção e inserção ao mercado de trabalho, garantindo empregabilidade por meio da parceria com o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), e também pelo Programa Transcidadania.

Além dos demais serviços ofertados para o público LGBT, o Centro também contará com práticas integrativas complementares na área de saúde a exemplos das atividades de massoterapia, Reike, entre outras praticas de saúde integral.

“Esse é o momento de afirmar que nos existimos e cada vez mais temos o dever de fazer politicas de inclusão social para a populaçao LGBT” finaliza o coordenador de Promoção da Cidadania LGBT da Prefeitura de João Pessoa.

 

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest