Colômbia legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo

1

Mais uma grande vitória para a comunidade LGBT de todo o mundo, a Colômbia finalmente legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a aprovação do casamento entre homossexuais pela alta corte colombiana aconteceu na última quinta-feira, dia 28 de abril.  Com esse avanço a Colômbia dá aos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do país, os mesmos direitos dos casais heterossexuais.

A decisão do Tribunal Constitucional Colombiano faz da Colômbia o quarto país da América Latina a estender os mesmos direitos para LGBT e legalizar o casamento civil entre casais homossexuais, juntando-se a Argentina, Brasil e Uruguai. Na Colômbia casais homoafetivos já poderiam formar parceria civil, mas tinham que provar que estavam em um relacionamento a longo prazo para ter benefícios legais assegurados.

A ‘Human Rights Watch’, uma ONG internacional que realiza pesquisa sobre os direitos humanos em todo o mundo, disse que demorou dois anos de “insegurança jurídica” para realizar um casamento gay em um país tão conservador que tem em sua maioria uma população católica.

“A decisão do tribunal conceder a todos os colombianos, independentemente da sua orientação sexual, o direito de casarem  com as pessoas que amam é um marco dos movimentos pelos direitos humanos no país”, disse Jose Miguel Vivanco, diretor da Humans Rights Watch.

Mais um local no mundo que começa a progredir nos direitos LGBT, construindo ações que combatam a LGBTfobia no país, a cada dia combatemos o preconceito e a discriminação dialogando e conseguindo políticas públicas para a comunidade LGBT. A Colômbia não pode parar com ações como essa, uma lei que puna a homofobia no país seria de grande importância, no Brasil ainda estamos lutando por esse direito de sermos quem somos, onde quisermos.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Pin It on Pinterest