Segmento LGBT será respeitado no Ministério da Cultura

0

O Ministério da Cultura (MinC) publicou em sua página oficial que o Comitê Técnico de Cultura de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) apresentou, em reunião realizada nos dias 22 e 23 de Abril, em Brasília, o relatório com uma série de propostas para fortalecer políticas culturais voltadas para o segmento LGBT. Também foram discutidos critérios para seleção dos novos membros do comitê, que será renovado ainda neste semestre.

Entre as diversas sugestões para fortalecer políticas culturais voltadas ao público LGBT estão a criação de grupos de trabalho de cultura LGBT nos estados, municípios e no Distrito Federal, a realização de novos editais, prêmios e ações de fomento, a criação de Centros de Documentação e Pontos de Memória de temas relacionados à população LGBT no Brasil e a promoção de atividades sobre diversidade de gênero em escolas públicas. Além de um diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o reconhecimento da cultura LGBT como patrimônio.

Outras demandas apresentadas foram a criação de uma cadeira permanente de cultura LGBT no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC); Inclusão no Plano Plurianual (PPA) de ação específica para Cultura LGBT, com garantia de recursos orçamentários; incentivo à produção cultural da juventude LGBT, garantindo os recortes de raça/cor, etnia e gênero; realização de inventário nacional com artistas, pesquisadores, entidades, grupos, espaços/territórios de sociabilidade e organizações que trabalham com temas relacionados e transversais à cultura LGBT; e a realização periódica de Encontros Nacionais de Arte e Cultura LGBT e outros eventos como seminários, simpósios, oficinas e mostras artísticas, entre outras.

“A própria existência do comitê como um instrumento de participação social é uma grande conquista. Mas ainda temos, no entanto, um longo caminho a percorrer e muitos assuntos a discutir, sobretudo em relação à garantia de direitos” ressaltou Marina Garlen, representante da sociedade civil no comitê e integrante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra),

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest