Dia internacional pelo fim da homofobia é comemorado em João Pessoa

0
Dia interna internacional de combate a homofobia
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba está realizando uma programação educativa, em João Pessoa, para marcar o Dia Internacional de Combate à Homofobia. 
O evento acontecerá até as 17 horas de hoje (17 de maio), O evento foi aberto às 9h. Tendas foram armadas no Parque Solon de Lucena. A Banda de Música da Polícia Militar participou da solenidade de abertura dos serviços. Com equipes da Secretaria de Estado da Saúde, o público pode verificar a pressão arterial e realizar o teste rápido de HIV. O resultado sai em apenas 15 minutos. Preservativos masculinos e material informativo sobre DST/AIDS; hipertensão arterial; igualdade racial e de gênero e combate ao fumo também estão disponíveis ao público.

Homofobia não

Representantes do Espaço LGBT – Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Combate à Homofobia da Paraíba, e do Movimento do Espírito Lilás – Mel, participaram da mobilização no Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia. O advogado do Espaço LGBT, Ricardo Rodrigues Mororó, entidade ligada a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, revela que o órgão atende aos 223 municípios da Paraíba com encaminhamentos jurídicos e psicossociais. Ainda de acordo com ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu, há 22 anos, que homossexualidade não é doença e sim um comportamento sexual normal.

“Vai ser um dia para refletir sobre a maneira como gays e lésbicas são tratados e também sobre um comportamento vergonhoso que é a homofobia, principal causa de assassinatos de homossexuais no país”, explicou o defensor público, Carlos Calixto, que irá coordenar o evento. 

A história do dia internacional do combate a homofobia
De 1948 a 1990, a Organização Mundial de Saúde classificava a homossexualidade como transtorno mental. No 17 de maio de 1990, a assembleia geral da OMS aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio.

A partir deste fato histórico, o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT Mundial que incentiva a promoção de eventos públicos em todas as regiões do planeta, visando chamar a atenção das pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas.

Esperamos que esse ano em que se comemora 22 anos da abolição do termo “Homossexualismo” da Classificação internacional de doenças, finalmente os homossexuais ganhem mais respeito e sejam vistos como pessoas normais. Contra o preconceito, a intolerância e a homofobia. E a favor do respeito, da igualdade e da sensibilização da sociedade.

Facebook A Liga Gay



Compartilhe:

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Os comentários estão fechados.

Pin It on Pinterest