Editora Promove debate sobre literatura LGBT em São Paulo

0

A hoo editora realizará, no próximo dia 9 (quinta-feira), um debate sobre literatura LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), com a presença de Kris Barz e Alexandre Rabelo, recentemente premiados na 5ª Edição do Prêmio PapoMix de Diversidade. O encontro acontecerá na Livraria Blooks, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, nº 569 – 3º piso), em São Paulo, às 19 horas.

Para Kris, esse tipo de iniciativa é importante não só na esfera da literatura, mas também na luta pela representatividade da comunidade LGBT, impulsionando e incentivando o surgimento de novas ações. “O contato entre autores e leitores é muito saudável. Ajuda a fortalecer a comunidade no que diz respeito à valorização do que leitores e leitoras pensam, ao reconhecimento de quem escreveu a publicação e ao fortalecimento de quem faz o intermédio entre esses dois polos, no caso, a hoo”, comenta.

Assim, os autores acreditam que esse tipo de debate sobre a valorização e reconhecimento da cultura LGBT possui importante papel no combate à discriminação, e ressaltam a importância da educação nesse processo. “Não gosto de falar de literatura gay. Arte não tem sexo. Mas acho importante dar essa visibilidade agora, é fundamental para conquistar novos leitores”, destaca Alexandre.

Dessa forma, Kris acredita que uma mudança de cultura muito maior e sistemática seja necessária. “Isso é algo que acontece vagarosamente e também envolve educação. Novas gerações aprendem preconceitos em casa, na escola e na mídia, por isso é importante também investir no combate ao preconceito nessas esferas”, completa.

Por fim, Alexandre ressalta que é possível vislumbrar uma quebra dos tabus que circundam a cultura LGBT, apesar dessa luta apresentar inúmeros desafios. “Tenho essa esperança, mas a história infelizmente não é sempre progressiva. Há fluxos e refluxos. Ainda estamos lutando contra o legado do moralismo vitoriano que invadiu a modernidade, mas as conquistas jurídicas que temos presenciado são um grande passo”, afirma.

No último dia 23, na 5ª Edição do Prêmio PapoMix de Diversidade, os autores foram premiados por suas contribuições no fortalecimento da literatura LGBT. Alexandre, com a obra “Nicotina Zero” ganhou na categoria Melhor Livro LGBT e Kris, com a obra “Torta de Climão”, venceu a categoria Revelação 2015. As duas obras foram publicadas no ano passado pela hoo editora.

 

É sempre bom destacar que apesar do novo “boom” dos livros voltados para a comunidade LGBT, ainda há uma parcela muito alta que não tem acesso a nenhuma dessas obras, dialogar sobre obras que contribuam para o combate a discriminação  e ao preconceito é essencial. Obras como as citadas nessa matéria não tem apenas o papel de contar uma simples história, é um ato de visibilidade para toda a comunidade LGBT e o evento que será realizado precisa da presença de muitas pessoas, mostrar que fortalecemos a nossa cultura.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Avatar

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest