O que é uma POC?

0

A pergunta do momento nas nossas redes sociais será desvendada de uma vez por todas.

A Gíria “POC” tem se popularizado no meio LGBT e gerou bastante curiosidade de quem ainda não sabe como usar esse termo, que vem atraindo atenção até de vários famosos, como por exemplo o ator Caco Ciocler, que usou seu perfil no twitter para questionar seus seguidores sobre esse novo vocabulário.

Segundo o Google Trends, ferramenta que analisa os termos mais pesquisados no Google, a gíria POC começou a gerar interesse dos internautas a partir de março deste ano, e em junho chegou ao seu ápice, tendo várias pesquisar sobre o tema. Os estados que mais registraram interesse na palavra foram Rondônia, Piauí e Rio Grande do Norte.

O significado da palavra foi tema de alguns vídeos de criadores de conteúdo digital, como a drag queen youtuber Lorelay Fox, que em um vídeo intitulado “O que é POC” explicou como surgiu o termo e o poder de empoderamento que essa gíria tem trazido para o meio LGBT. Para assistir clique aqui.

Significado

O termo POC não é novo, já foi usado bastante por gays para menosprezarem outros homossexuais mais afeminados, o termo também foi bastante utilizado como “Poc Poc” (barulho do salto que gays usavam nas baladas), para se referir aos gays jovens que acabava de descobrir a sexualidade e não tinham muito dinheiro para suas roupas ou frequentarem os locais mais caros. A gíria é comparada com outras como “Bicha Pão com ovo”, que também era um sinônimo da palavra.

Na era dos ressignificados o termo POC vem sendo utilizado como forma de empoderamento, assim como “viado” que em outros tempos já foi utilizado como xingamento, o termo deixa de ser pejorativo e é utilizado para empoderar os gays que utilizam a gíria no dia-a-dia.

A desconstrução de termos tidos como pejorativos para o meio LGBT vem dar força para a comunidade, e unir todos e todas pelo fim dos preconceitos e discriminações. Quanto mais temos termos negativos ressignificados, menos os opressores poderão utilizá-los para ferir. O xingamento só faz sentido quando a parte ofendida se sente desrespeitada, mas passa a ser elogio, se o termo não afeta mais a quem foi direcionado.

Caco Ciocler POC
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Tumblr
  • Gmail
  • Evernote

Caco Ciocler questiona o que é POC.

Ainda não é possível saber o que levou todos a utilizar a gíria para o empoderamento, mas há uma postagem no twitter do cantor Mateus Carrilho, onde ele diz ser uma POC, e logo após seus seguidores começaram a comentar sobre esse termo. Um deles escreveu: “gente vamos todo mundo se chamar de poc e combinar de não se ofender? É tão bom falar poc poc poc poc”. 

Oi pocs.

Uma publicação compartilhada por A Liga Gay (@aligagay) em

A postagem do ex-componente da Banda Uó, foi divulgada em outras redes sociais e isso ocorreu pouco tempo antes do crescimento desse termo nos mecanismos de busca da internet, o que pode ter sido o início do ressignificado da palavra POC.

A gíria vem sendo utilizada em vários memes no ciberespaço e ganhando bastante visibilidade até mesmo entre os famosos, em seu perfil no twitter o criador do canal “Põe na Roda”, Pedro HMC trocou seu nome na rede social por “POC HMC”, e ele não foi o único. O movimento das Pocs é real e está ficando cada vez mais forte, combatendo o preconceito e a discriminação dentro do meio LGBT.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assessor de Mídias Sociais em diversas empresas, crítico, político e ativista.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest