Retrospectiva 2012

0

Com o fim do ano chegando preparamos uma matéria especial para vocês com um resumo do que aconteceu durante esse ano no mundo gay e foi noticiado aqui pela Liga Gay. Sucessos da televisão, política e os bafons que aconteceram ao longo de 2012.

Esse ano a Rede Globo teve a sua primeira Trans em uma minisserie, o ator Murilo Armacollo interpretou a transexual Julie em “O Brado Retumbante”. A história de Julie abriu os olhos de algumas pessoas que passaram a entender um pouco mais sobre o que se passa na vida das trans que são rejeitadas por suas famílias.
A prova que o amor e a amizade superam tudo, foi exibida pelo casal Barry e Anne Watson que se casaram novamente após Barry trocar de sexo e virar Jayne. O casal hoje vive feliz e tem uma relação de cumplicidade e amizade imensa. Leia mais aqui.

O SBT levou ao ar o primeiro beijo lésbico na novela “Amor e revolução” o que deu alto indíce de audiência para o canal. No fim as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) acabaram a novela juntas após uma enquete feita pela emissora na internet. Leia mais aqui.
No filme “A + Positivo”, o ator Marcello Novaes deu vida a Peter um  homossexual que é contaminado pelo vírus HIV, após uma relação com a travesti Angélica (Wagner Longaray). No longa tem uma cena de beijo gay e outra onde ele dá um baita tapa no rosto da travesti. Leia mais aqui.
O ex-ator global e membro do pastoril profano Alexandre Tchee foi vítima de homofobia e intolerância sexual no bloco virgens de tambaú do folia de rua. Ele concedeu entrevista na época a Tv Arapuan onde relatou tudo aquilo que sofreu em um bloco de rua que deveria fazer referência a liberdade sexual. Leia mais aqui.

O jovem Bruno Rapchaell Assistente Social foi agredido, vítima de mais uma violência homofóbica no Estado da Paraíba. Onde foi atacado também em um bloco carnavalesco que inicialmente foi pensado para mostrar a liberdade sexual. Leia mais aqui.

A chegada da coluna #Meucoolnanight aqui no site fez muita bee tremer e ainda faz. O ano todo contando segredos da vida pessoal de várias pessoas e contando as fofocas que aconteceram nas festas mais badaladas da cidade. E em 2013 a coluna estará de volta para atormentar ainda mais.

O ator Christopher Plummer ganhou o oscar de melhor ator coadjuvante por interpretar um idoso homossexual no filme “Toda a forma de amor”. Leia mais aqui.
A justiça brasileira concedeu o direito da dupla paternidade ao casal gay Mailton e Wilson e ainda enviam uma carta para a bêbê onde dizem para ela não ter medo, pois isso é o início de um país sem preconceito. Leia mais aqui.
No filme “Novela das 8”, o ator mateus Solano interpreta o homossexual joão Paulo, no longa ele beija o ator Paulo Lontra que interpreta Caio.
Aconteceu um beijo entre as atrizes Camila Pitanga e Mariana Lima na estreia da peça “A primeira vez”, a foto do beijo saiu em uma edição do Jornal “O Globo”.
O pastor Anderson Zambom, homossexual assumido inaugura igreja com o objetivo de pregar a palavra de Deus sem preconceitos quanto à orientação sexual.

O ministério lançou uma campanha de prevenção contra o vírus HIV e conscientização do uso da camisinha, usando uma travesti na campanha. Porém o vídeo que iria ao ar contendo um beijo gay foi vetado pela presidente Dilma.  Para ver o vídeo clique aqui.
Muitos acompanharam a dramática história de Roni, e sua complexa relação onde não sabia ainda sua orientação sexual. Acabou vivendo um casamento bigamo com um filho, o que ficou subentendido que ele era bissexual. A globo ainda vetou a aparição do filho do trio que jogaria futebol e brincaria de boneca.
Luma a primeira travesti a fazer doutorado no Brasil defendeu sua tese sobre discriminação, antes chamada de João ela contou um pouco de seu drama pessoal. Leia mais aqui.
João pessoa saiu na frente e lançou seu primeiro candidato a prefeito assumidamente gay, sendo o primeiro candidato a prefeito em uma capital. Renan Palmeira é vice-presidente do MEL (Movimento do Espirito Lilás), ele teve um número considerável de votos e mexeu com a estrutura política paraibana. Quando questionado se iria se candidatar em 2014 ele respondeu: “só o tempo dirá, mas uma coisa é certa o povo gosta muito de mim.”.
Desde Abril de 2012 os detentos homossexuais da Paraíba ganharam o direito de terem as visitas íntimas com os seus parceiros do mesmo sexo tendo os mesmos direitos das relações heteroafetivas. Leia  mais aqui.

O grupo Gaiola das Popozudas revolucionou e abraçou a causa LGBT, em seu site oficial veiculou uma campanha de combate a homofobia, lançou um concurso para escolher uma trans ou travesti para compôr o grupo e ainda lançou uma música voltada para o público gay.

Keila Simpson foi eleita presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), sendo a primeira travesti a presidir o conselho. Leia Maia aqui.

2012 foi o ano da volta dos musicais com temática LGBT como Priscilla a rainha do deserto e o aclamado Dzi Croquettes, mas muito ainda reclamam, pois ficam concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro ao invés de terem uma turnê por todo o país.
O deputado federal Jean Wyllys lançou a campanha pelo casamento civil igualitário em todo o Brasil, além de ser eleito o melhor deputado federal do Brasil, ele ainda defendeu os gays durante a polêmica da “cura gay” que foi a pior proposta desse ano.

O polêmico “translendário” calendário com transexuais e travesti deu o que falar esse ano, com imagens que enfrentaram a igreja e foram até mencionados na Assembléia Legislativa do Ceará.
Após projeto criado pela Vereadora Sandra Marrocos ser aprovado na câmada dos vereadores de João Pessoa, o prefeito Luciano Agra resolveu aprovar a criação da coordenadoria LGBT e de igualdade racial que deveria ter sido implantada ainda esse ano. Mas até agora apenas uma pessoa foi contratada, e os nomes que o movimento LGBT enviou talvez não sejam respeitados, discordando do projeto original aprovado pela câmara.
A Nova Schin foi acusada de Preconceito e Discriminação contra travestis, por causa da propaganda de São João. Teve até um oficio da ABGLT para o Conar pedindo a imediata retirada do ar da propaganda.

Tivemos o primeiro casamento gay nos quadrinhos da Marvel Comics que decidiu casar o Northstar(estrela polar), um personagem gay integrante dos novos x-men com seu melhor amigo.

Em 2012 surgiu a associação brasileira de homens trans,  a ABHT é a primeira associação – organização da sociedade civil sem fins lucrativos – que objetiva reivindicar e garantir os direitos humanos da população transmasculina no Brasil.

O Facebook reconheceu o relacionamento de pessoas do mesmo sexo, e agora homossexuais casados poderão colocar o ícone em seus perfis. Leia mais aqui.

A goleira da seleção feminina de futebol Mayssa Raquel de Oliveira Pessoa, é paraibana e esse ano asumiu ser bissexual. Leia Mais aqui.

É isso o ano acabou, então Feliz 2013.
Compartilhe:

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Os comentários estão fechados.

Pin It on Pinterest