Anime-se: Shun de Andromeda e a quebra dos padrões

0

Shun de Andrômeda – um cavaleiro a frente do seu tempo

Há um enigma dentre os cavaleiros do zodíaco, o cavaleiro Shun de Andromeda que usa uma armadura cor-de-rosa e correntes para se defender. Um personagem com trejeitos femininos que quebra os padrões dos animes, Shun mostra ser um personagem frágil que sempre depende de alguém para o defender. Passando a imagem de inocente e que ama seus companheiros, mas na realidade é um dos cavaleiros mais fortes.

O desenho mostra Shun como um personagem assexuado, que certa vez sente atração por uma personagem de sexo feminino. Mas não é uma atração sexual, é uma atração de inspiração, sua musa, vários gays ou drag queens inspiram-se em alguém do sexo feminino para adorar. Sua armadura é inspirada nas correntes que prendiam a princesa de Andrômeda, em um dos mitos gregos mais famosos. Pelo seu estilo Shun tornou-se inspiração para muitas pessoas do meio LGBT, sendo um exemplo de bravura e mostrando que os estereótipos da sociedade estão errados, a mensagem que o personagem passa é: “Não é por usar rosa e ser afeminado que eu não serei Cavaleiro”.

Shun Andromeda Gay
 No mangá o cabelo de Shun é Marron, já no Anime ficou verde, dando espaço para que digam que ele é um personagem excêntrico e que gosta de pintar seu cabelo de cores diferentes. No anime a coloração verde nos cabelos são utilizados em maioria pelas personagens do sexo feminino. O que é mais uma quebra de padrões, ou seja, o personagem é um marco na história dos animes, tendo em vista que foi um dos primeiros a transcender e enfatizar a igualdade de gênero.
Shun de Andrômeda
Em uma das cenas mais fortes e vistas como  “gay” dos animes, Shun tem que aquecer o cavaleiro de Cisne, Yoga, para que o mesmo não morra congelado na saga das 12 casas. O que dá certo, e ele consegue salvar o seu amigo, a história abre um leque de possibilidades, e até mesmo os fãs da série acreditam que Shun nutre uma paixão por Yoga, o que nunca foi comprovado. Assistam a cena abaixo:

Ele salva Hyoga, que estava congelado pelo poder de Camus de Aquário, aquecendo-o com seu corpo e seu cosmo, logo após, ele consegue chegar ao sétimo sentido e revela suas mais poderosas técnicas, a Nebulosa de Andrômeda e a Tempestade Nebulosa. Deixando claro que quanto mais ele descobre a sua sexualidade, mais ele tem poder.

Na saga de Hades, Shun é a reencarnação de Hades, ou melhor, o receptáculo do Imperador do Submundo.Porém é dito que Hades só toma a forma de Shun, porque ele é uma pessoa pura. O que nos leva a pensar que personagem é puro por não ter sido infectado pelo pensamento preconceituoso e machista existente em nosso mundo, sendo assim, Shun vive a sua vida de forma livre, sem pensar no que os outros vão achar.

Shun de Andrômeda sendo gay, bissexual, andrógino ou o que ele quiser ser, já tornou-se um ícone para os fãs LGBT da série, mostrando a importância do empoderamento para a desconstrução, dos preconceitos, do machismo e da LGBTfobia.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Os comentários estão fechados.

Pin It on Pinterest