Travestis e Transexuais de João Pessoa já podem se inscrever no programa Transcidadania JP

0

Estão abertas as inscrições para participar do Programa Transcidadania JP. Promovido pela coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT de João Pessoa, o programa tem por objetivo fazer um levantamento social sobre as travestis e transexuais da Capital paraibana e desenvolver políticas públicas a fim de levar cidadania a essa população.

O programa foi inspirado em uma iniciativa realizada em São Paulo como forma de combater a transfobia nos contextos sociais e familiares. O coordenador de Promoção da Cidadania LGBT de João Pessoa, Roberto Maia, explica que o objetivo é inserir essas populações em políticas já existentes, mas pelas quais, muitas vezes, a comunidade LGBT não é beneficiada.

O trabalho irá começar promovendo o acesso à educação e posterior encaminhamento ao mercado formal de trabalho. “Muitas optam pela prostituição por falta de opções. Essas pessoas precisam ser respeitadas. É a exclusão pela identidade de gênero, pois alguns ainda enxergam a transexualidade como doença”, lamenta Roberto.

O coordenador lembra que o maior número de vítimas de crimes contra LGBT são justamente as travestis e transexuais. “As travestis passam por muita violência institucional, como ter problemas para utilizar banheiros públicos ou não poder usar seu nome social. Temos conseguido avanços, mas precisamos dar um impulso e proporcionar autoestima a essa população para que todos se sintam cidadãos, independente da sua identidade de gênero”, afirma.

Inscrições – As Travestis e transexuais podem se inscrever na coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT de João Pessoa, localizada no Paço Municipal (Praça Pedro Américo, 70 – Centro), no ambulatório TT do Hospital Clementino Fraga e no Espaço LGBT (Praça Dom Adauto, 58, Centro).

Em seguida, haverá avaliação quanto a sua situação social, através dessa será possível saber quais as políticas públicas mais urgentes e dessa forma desenvolver projetos direcionados. “Percebemos que a educação é uma delas e vamos debater isso”, assegura Roberto. No segundo semestre deste ano haverá a convocação para participar dos projetos idealizados a partir desse levantamento.

Fonte: PMJP Online

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest