O Youtube está censurando conteúdo LGBT?

0

O Youtube recentemente envolveu-se em uma polêmica com os criadores de conteúdo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e os fãs de músicas POP,  a plataforma criou o “Modo Restrito”, um filtro que esconde conteúdos censuráveis. Mas os usuários estão reclamando, pois não é possível ver canais LGBT e não conseguem assistir clipes como das cantoras Anitta, Lady Gaga e Lia Clark. “O modo restrito pode ser usado para ajudar a filtrar conteúdo potencialmente censurável que você não quer ver ou não quer que outras pessoas da sua família vejam enquanto usam o YouTube”. O serviço admitiu que esses vídeos estão sendo ocultados, mas diz que só faz isso para garantir que as pessoas não vejam conteúdo que lida com questões mais sensíveis.

“Somos muito orgulhosos por representarmos as vozes LGBTQ+ em nossa plataforma — elas são uma parte chave do que o YouTube significa. A intenção do modo restrito é filtrar conteúdo maduro para a pequena parcela de usuários que querem uma experiência mais limitada. Vídeos LGBTQ+ estão disponíveis no modo restrito, mas vídeos que discutem assuntos mais sensíveis podem não estar. Nós nos arrependemos por qualquer confusão que isso causou e estamos de olho nas suas preocupações. Aceitamos o feedback de vocês e a paixão em fazer do YouTube uma comunidade inclusiva, diversa e vibrante”, disse a plataforma que pertence ao Google em uma nota pública.

O “Modo Restrito” tem deixado vários youtubers revoltados, como é o caso do Federico Devito, que é Youtuber e homossexual assumido, ele utilizou suas redes sociais para reclamar referente à censura que o seu canal vem sofrendo por causa dessa novidade. O Youtuber também questionou o por quê deles não utilizarem esse serviço com fins benéficos para a sociedade, retirando os vídeos que fazem apologia ao ódio, discriminação e preconceito. É algo para pensarmos, se existe essa tecnologia, deveria ser usada para retirar os vídeos machistas, homofóbicos e racistas que circulam na internet.

Em entrevista para o nosso site a Youtuber Drag Queen Lorelay Fox também mostrou que está inconformada com o que vem acontecendo com a baixa de visualizações por causa desse novo filtro. Lorelay deixa claro que isso não está prejudicando apenas os criadores de conteúdo LGBT como também Youtubers que trabalham com outros segmentos.

“Se você entrar no meu canal com esse filtro ativado, nenhum vídeo com temas relevantes aparecem, só ficam vídeos de maquiagem e tags. É invisibilidade total, mas não afeta só os gays, muito canal hétero grande some completamente. Não é algo contra a gente, é algo contra qualquer conteúdo minimamente duvidoso. Isso é Desastroso!” disse Lorelay Fox em entrevista para o nosso site.

Questionamos também uma das grandes cantoras do meio LGBT da nova geração, a MC Xuxu que também teve seu canal censurado por parte desse novo filtro, dona do hit “Um beijo pras travestis, ficou sabendo que nenhum de seus clipes aparecem após esse “Modo Restrito” ser ativado. Ela disse que a internet é um espaço democrático e nós já avançamos bastante na web, para acontecer esse retrocesso por parte do youtube.

“Eu acredito que a internet tem sido uma grande arma para nós, e que estamos dominando ela. Nossa militância tem crescido bastante e incomodado muita gente, restringir foi truculência, mas pra gente as coisas nunca foram fáceis, por isso fazemos alarde. Uns nos amam por isso, e outros restringem pelo mesmo motivo, a internet é uma grande arma para nós militantes e nos restringir é tentar esconder nossa luta” disse a cantora em entrevista para o nosso site.

Muitas pessoas estão utilizando as mais diversas redes sociais para enviar mensagem para Tim Cook, CEO da Google que é responsável pelo youtube. Tim é gay assumido e militante da causa LGBT internacional, o que deixa muitos fãs revoltados, essa novidade pode acabar custando a perca de espaço do Youtube para os vídeos no Facebook ou o Vimeo que estão esperando apenas um erro do Youtube para tomar a dianteira como plataforma de vídeos mais assistida do mundo.

Para finalizar deixamos uma postagem do Federico Devito e um dos clipes da MC Xuxu (mas desativa esse modo restrito, se não você não poderá visualizar):

 

Willamys Guthyers

Comentários

Comentários

Compartilhar

Sobre o Autor

Nós somos um website especializado em conteúdo voltado para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com novidades sobre famosos, músicas e notícias em geral.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest