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6 momentos importantes na história queer além dos motins de Stonewall

Billy Porter, nos da um resumo dos movimentos políticos importantes que mudaram o curso da história LGBTQ+.

Geralmente durante o Mês do Orgulho, honramos as origens radicais do orgulho LGBTQ+ no Stonewall Inn em 1969. Mas o que não ouvimos com frequência são outras ações políticas e levantes que impulsionaram o movimento pelos direitos LGBTQ+ desde a década de 1920 até hoje. No video acima, nosso queerido Billy Porter nos leva através da história da comunidade LGBTQ+ que não recebe reconhecimento nem mainstream suficiente, e nos lembra de apreciar nossos legados queer enquanto lutamos por nosso futuro. Esta matéria transcreve o texto falado por Billy.

Você está familiarizado com Stonewall , é claro, mas e os movimentos ativistas ao longo da história que não receberam tanta atenção? Ações políticas queer inovadoras têm sido uma parte ativa da história moderna, com quase 50 anos antes daquele dia fatídico em 1969. Hoje, antes das comemorações do Orgulho Gay deste mês, vamos dar uma olhada em alguns dos movimentos políticos mais obscuros ações que também mudaram o curso da história queer.

 

Comitê Científico-Humanitário

1920: A Sociedade para os Direitos Humanos

Quando o soldado do Exército dos EUA Henry Gerber estava estacionado na Alemanha de 1920 a 1923, ele viu o surgimento de organizações homófilas, como os grupos de direitos gays eram chamados. Gerber foi inspirado pelo trabalho do Dr. Magnus Hirschfeld, fundador do Comitê Científico-Humanitário, uma organização dedicada a derrubar as decisões anti-homossexuais da Alemanha. Gerber acreditava que deveria haver uma organização como essa também na América e, ao retornar a Chicago em 1924, dedicou-se a desenvolvê-la. O grupo se reuniu em dezembro de 1924 como a Society for Human Rights, a primeira organização de direitos gays na América. Eles produziram o primeiro boletim de direitos gays no país, chamado “Liberdade e Amizade”. Logo após a divulgação do boletim, a casa de Gerber foi invadida pela polícia. Ele foi preso, seus papéis foram confiscados, ele perdeu o emprego e as economias de uma vida inteira. A Sociedade se desfez. Mais tarde, Gerber mudou-se para a cidade de Nova York e começou a escrever trabalhos ativistas novamente, desta vez sob o pseudônimo de “Parisex”. Ele continuou seu ativismo até sua morte na década de 1970.

 

1950: A Sociedade Mattachine

A Mattachine Society foi formada no início dos anos 1950 por Harry Hay. Começou no sul da Califórnia, mas rapidamente se espalhou pelo estado e pelo país, proporcionando um espaço para gays e lésbicas se reunirem e discutirem suas experiências como homossexuais. Este era um conceito radical em uma época em que poucos americanos estavam fora e em alguns lugares era ilegal que os homossexuais se reunissem. A organização continuaria declarando que os homossexuais eram uma minoria oprimida, que o desenvolvimento de uma comunidade era essencial para superar a opressão e que a legislação anti-gay nos EUA precisava ser derrubada. No entanto, em 1953, os ideais radicais do grupo foram trocados por outros mais acomodatícios, que afirmavam que os homossexuais deveriam se adaptar, e não combater, estilos de vida heterossexuais para obter igualdade. Os historiadores hoje argumentam sobre a eficácia da organização depois disso, citando que ela floresceu e ajudou a fazer mudanças na legislação ou que o número de membros diminuiu levando à ineficiência. Os Mattachines se dissolveram no final da década de 1960, quando o ativismo pelos direitos dos gays se tornou mais agressivo.

 

Daughters of Bilitis

1950: As Filhas de Bilitis

The Daughters of Bilitis foi formada em 1955 em São Francisco por Phyllis Lyon e Del Martin. Recebeu o nome de The Songs of Bilitis, do poeta Pierre Louÿs, em que se dizia que Bilitis era uma amante da poetisa grega Safo. The Daughters of Bilitis foi uma das primeiras organizações lésbicas já estabelecidas nos capítulos dos EUA espalhados por todo o país e até mesmo na Austrália nos anos 50. Originalmente montado como um ponto de encontro para lésbicas, o grupo também realizou fóruns públicos para ensinar as pessoas sobre homossexualidade e forneceu apoio a lésbicas solteiras e casadas, bem como a mães lésbicas. O grupo acabou evoluindo para a promoção dos direitos lésbicos e da política feminista lésbica. As Filhas de Bilitis fecharam no início dos anos 1970, mas são conhecidas por seu compromisso em promover a compreensão dentro e fora da comunidade lésbica e estabelecer um exemplo de sucesso para inúmeras organizações lésbicas que virão.

 

Compton's Cafeteria Riot

1960: Compton’s Cafeteria Riot

O motim na cafeteria Gene Compton’s, no bairro de Tenderloin, em São Francisco, aconteceu em agosto de 1966. Um policial agarrou uma drag queen na tentativa de prendê-la e ela jogou uma xícara de café na cara dele. Um motim começou quase imediatamente, com janelas de vidro quebradas por açucareiros jogados, mesas viradas e talheres jogados. Esses clientes específicos da Compton já estavam fartos. Também não foi sem provocação: os policiais prendiam regularmente drag queens, gays e mulheres transgênero no restaurante por travestismo, por obstruir a calçada, por qualquer motivo que encontrassem para jogá-los na prisão . Não ajudou que os donos de Compton preferissem que as rainhas, vigaristas e mulheres trans fossem embora e chamassem a polícia para removê-los. Após o incidente, a lanchonete proibiu mulheres trans, e a comunidade amplamente queer do Tenderloin se rebelou, fazendo piquetes no estabelecimento e quebrando suas novas janelas. O motim de Compton não recebeu nenhuma cobertura em nenhuma das publicações de São Francisco, mas hoje é reconhecido por sua importância como um dos primeiros levantes queer contra a brutalidade policial.

 

As Irmãs da Indulgência Perpétua

1970: As Irmãs da Indulgência Perpétua

As Irmãs da Indulgência Perpétua surgiram pela primeira vez em 1979, quando quatro gays entediados com a mesmice do distrito de Castro, em São Francisco, vestiram hábitos de freiras aposentadas. Percebendo que sua presença poderia trazer alegria e iniciar mudanças sociais, elas formaram uma ordem de freiras queer, as Irmãs da Indulgência Perpétua.

As Irmãs da Indulgência Perpétua

Hoje, vestindo versões drag dos hábitos das freiras, elas chamam a atenção para a discriminação queer e a hipocrisia religiosa, promovem o sexo seguro e educam contra os efeitos perigosos do uso de drogas, ao mesmo tempo em que arrecadam dinheiro para AIDS, e causas relacionadas à comunidade LGBTQ+. Desde então, os capítulos se expandiram em todo o mundo.

 

Street Travestite Action Revolutionaries (STAR)

1970: Street Travestite Action Revolutionaries (STAR)

Street Travestite Action Revolutionaries, ou STAR, foi organizado por ícones históricos queer e drag queens autodenominados Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera. Ambos estiveram presentes em Stonewall e ativos no GLF, e decidiram ajudar jovens trans sem-teto, drag queens, profissionais do sexo, imigrantes e pessoas de baixa renda em Nova York. Rivera e Johnson também eram sem-teto e viam o STAR como uma forma de ajudar e fornecer abrigo para as pessoas que conheciam como seus filhos. Eles compraram um prédio, consertaram, forneceram abrigo e roupas para as pessoas que passavam. A STAR cresceu de Nova York a Chicago, Califórnia e até a Inglaterra e durou aproximadamente três anos antes de fechar.

Embora os distúrbios em Stonewall sejam obviamente importantes , sua história começa décadas antes e continua até hoje. Graças a pessoas como Henry Gerber, Phyllis Lyon, Sylvia Rivera, Larry Kramer e inúmeros outros, o ativismo queer ainda tem uma voz alta e forte dentro e fora da comunidade.

Devemos muito ao legado deles. Continuaremos a falar em homenagem aos avanços que eles fizeram por nós e às vidas que esperamos mudar no futuro.

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Willamys Guthyers

• Joralista • Ativista LGBTQIAPN+ • Copywriter • Analista de Marketing Digital

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