“Vamos sambar em cima do fascismo.” – É com essa frase que a Rainha Daniela Mercury descreve seu novo
lançamento musical: O Samba Não Pode Esperar.
A canção é o primeiro single do novo álbum da artista, que deve ser lançado até o fim do ano. O trabalho faz parte das comemorações pelos 30 anos de lançamento do álbum O Canto da Cidade, que consagrou a artista Daniela Mercury e levou a Axé Music para todo o Brasil e para o mundo.
O SAMBA NÃO PODE ESPERAR , que entra em todas as plataformas de streaming na íltima sexta-feira (26/08), começou a ser escrita por Daniela Mercury durante a pandemia, no momento mais triste e impactante das milhares de mortes que assolaram o Brasil e destruíram famílias.
“O samba é nosso antídoto para todo tipo de mal. É nosso símbolo nacional. Esse samba é para mandar o fascismo embora.” Quem ocupar a presidência da República depois dessas próximas eleições precisa ser um verdadeiro democrata. A democracia brasileira está por um fio. A liberdade não pode esperar. — afirma Daniela.
“Você é animal traiçoeiro, que anda em matilha e ataca por trás. Faz piada e gargalha da morte, como um bando de hienas sobre restos mortais.” O Samba Não Pode Esperar É um samba contra o fascismo e a favor da democracia. O Brasil não pode ser sequestrado pelo autoritarismo. O sonho não pode esperar. O samba não pode parar. O futuro não pode esperar. O povo não pode calar. A liberdade não pode esperar. Vamos dar a volta por cima — fala Daniela.
A canção ficou pronta no dia da leitura da carta pela democracia, realizada no último dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Na ocasião, Daniela declamou, em primeira mão, os versos da música para a multidão que se aglomerava do lado de fora da Universidade.
A letra forte e contundente é contra o fascismo e pela democracia. É, ao mesmo tempo, um sopro de esperança para os brasileiros que não apoiam o autoritarismo e querem ver o país prosperar de novo com alegria. O lançamento traz na capa do single uma foto feita pela fotógrafa Célia Santos, na França, país que tem como lema a Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A arte da capa é da Vixe Comunicação, agência baiana comandada pela designer gráfica Letícia Vasconcelos. Os fãs também vão poder curtir um lyric vídeo que traz obras de arte emblemáticas do artista plástico baiano J. Cunha. A faixa musical foi produzida em conjunto por Daniela Mercury e Mikael Mutti, que também fez os arranjos, e tem mixagem de Luís Paulo Serafim e Masterização de Brendan Duffey.